Pular para o conteúdo principal

Prof. Alexandre C. Varella


Formação e experiência profissional:

Alexandre Camera Varella é formado em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e fez mestrado (2008) e doutorado (2012) em História Social pela Universidade de São Paulo, com bolsa FAPESP. No doutorado, em 2010, pesquisou em Lima com apoio da Pontificia Universidad del Perú (PUCP) e desenvolveu estágio no Instituto de Investigaciones Antropológicas da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM).
No magistério superior desde 2012 como Professor Adjunto na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) atuando no curso de História - América Latina. Oferece disciplinas sobre a América indígena pré-hispânica, entre outras matérias.
Pesquisas de campo em Lima (2013), Sevilha (2014) e desenvolveu estágio no Instituto de Investigaciones Históricas da UNAM, Cidade do México (2015). É docente efetivo do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar de Estudos Latino-Americanos (IELA-UNILA).

Pesquisa:

Dedica-se à investigação em história cultural e das ideias com enfoque no México e Peru coloniais, séculos XVI e XVII. Estudos em etnohistória dos Andes Centrais e Mesoamérica e análise historiográfica de tratados do Novo Mundo produzidos entre os séculos XVI e XVIII.

Publicações recentes:

A dietética no novo mundo. Alimentos para a natureza e o governo dos corpos de índios e espanhóis, entre os séculos XVI e XVII. In: Cardona & Pedraza (comp.). Al otro lado del cuerpo. Estudios biopolíticos en América Latina. Bogotá: Universidad de los Andes; Universidad de Medellín, 2014, p. 23-52.
Disponível em:
https://www.academia.edu/15334238/Varella_Alexandre_C._A_diet%C3%A9tica_no_novo_mundo._Alimentos_para_a_natureza_e_o_governo_dos_corpos_de_%C3%ADndios_e_espanh%C3%B3is_entre_os_s%C3%A9culos_XVI_e_XVII

A queda do homem civil: os antigos mexicanos e peruanos na History of America de William Robertson. História Unisinos, São Leopoldo, vol. 18, n. 2, 2014, p. 248-259.
Disponível em: http://revistas.unisinos.br/index.php/historia/article/view/htu.2014.182.04/4204

A embriaguez na conquista da América: medicina, idolatria e vício no México e Peru, séculos XVI e XVII. São Paulo: Alameda; Fapesp, 2013, 460 p.

Postagens mais visitadas deste blog

A perspectiva na pintura renascentista.

Outra característica da pintura renascentista é o aprimoramento da perspectiva. Vejamos como a Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais se refere ao tema: “Técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão. Na história da arte, o termo é empregado de modo geral para designar os mais variados tipos de representação da profundidade espacial. Os desenvolvimentos da ótica acompanham a Antigüidade e a Idade Média, ainda que eles não se apliquem, nesses contextos, à representação artística. É no   renascimento   que a pesquisa científica da visão dá lugar a uma ciência da representação, alterando de modo radical o desenho, a pintura e a arquitetura. As conquistas da geometria e da ótica ensinam a projetar objetos em profundidade pela convergência de linhas aparentemente paralelas em um único ponto de fuga. A perspectiva, matematicamente fundamentada, desenvolve-se na Itália dos séculos XV e

"Progresso Americano" (1872), de John Gast.

Progresso Americano (1872), de John Gast, é uma alegoria do “Destino Manifesto”. A obra representa bem o papel que parte da sociedade norte-americana acredita ter no mundo, o de levar a “democracia” e o “progresso” para outros povos, o que foi e ainda é usado para justificar interferências e invasões dos Estados Unidos em outros países. Na pintura, existe um contraste entre “luz” e “sombra”. A “luz” é representada por elementos como o telégrafo, a navegação, o trem, o comércio, a agricultura e a propriedade privada (como indica a pequena cerca em torno da plantação, no canto inferior direito). A “sombra”, por sua vez, é relacionada aos indígenas e animais selvagens. O quadro “se movimenta” da direita para a esquerda do observador, uma clara referência à “Marcha para o Oeste” que marcou os Estados Unidos no século XIX. Prof. Paulo Renato da Silva. Professores em greve!