Pular para o conteúdo principal

Filme histórico: fonte histórica e seus tipos, por Gabriel Antônio Butzen

O filme se constitui como um artefato culturas de extremo contato com a sociedade atual. Marc Ferro (1992) diz que todo filme que é produzido em um determinado tempo é uma fonte histórica, que pode ser analisada como tal. Ou seja, analisar o contexto de sua produção, a data que o filme foi realizado e as pessoas que participaram de sua construção. Outros estudos (SOUZA, 2012) também apontam que a narrativa fílmica também é importante para o estudo da história (mais especificamente, do ensino de história). É baseado nesses estudos que podemos classificar os tipos de filmes históricos.
Em resumo, podemos definir três tipos de filmes históricos (SOUZA, 2012):

1.    Filme Histórico que narra um fato histórico.  O filme, nesse caso, tem a intenção de narrar um fato no passado que “realmente aconteceu”, contando a história objetiva do passado.
 

O filme “O Jovem Marx” (2016) é um exemplo de filme que narra um fato histórico (Extraído: http://cinecartaz.publico.pt/Filme/371697_o-jovem-karl-marx. Acesso em: 15/10/2017).

2.    Filme Histórico que recua ao passado. Aqui o filme usa um tempo histórico, uma data, como “pano de fundo” para uma narrativa ficcional do passado. Assim é uma história inventada que se passa em um tempo histórico.


O filme “Pra Frente Brasil!” (1982) é um exemplo de filme que recua no passado para narrar uma história ficcional. (Extraído: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pra_frente,_Brasil. Acesso em: 15/10/2017).

3.    Filme Histórico de “cultura de massa”. Esse filme pode ser tanto um filme histórico ou um filme que recua ao passado, mas sua maior característica é a de estar presente para o “grande público”, como cinemas e televisão. Pois muitos filmes históricos tem a característica de ser “cult”, pertencer a um grupo mais fechado de espectadores.

O filme “Dunkirk” (2017) pode ser caracterizado como filme histórico de fato histórico, mas teve relativo sucesso e foi exibido nos cinemas, podendo ser também um filme de “cultura de massa”. (Extraído: http://www.imdb.com/title/tt5013056/. Acesso em: 15/10/2017).

Saber a diferença entre esses tipos de filmes abre um leque maior de possibilidades de estudos históricos com essas fontes históricas. Um exemplo é como uma determinada sociedade do passado lidava com filmes históricos, qual tipo de filme essa sociedade mais assistia? Ou no ensino de história e filmes, analisando qual a recepção dos estudantes de um filme histórico em comparação com outros tipos de fontes históricas (como livros, imagens, esculturas). Saber essas categorias pode contribuir para a pesquisa acadêmica.

Referências:

FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
SOUZA, Éder C. de. O Uso do Cinema no Ensino de História: Propostas Recorrentes, Dimensões Teóricas e Perspectivas da Educação Histórica. Escritas. Araguaiana, v.4, p.70-93, mar. 2012.


Autor: Gabriel Antônio Butzen, estudante de História – Licenciatura – UNILA.

Revisão: Pedro Afonso Cristovão dos Santos

Postagens mais visitadas deste blog

A perspectiva na pintura renascentista.

Outra característica da pintura renascentista é o aprimoramento da perspectiva. Vejamos como a Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais se refere ao tema: “Técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão. Na história da arte, o termo é empregado de modo geral para designar os mais variados tipos de representação da profundidade espacial. Os desenvolvimentos da ótica acompanham a Antigüidade e a Idade Média, ainda que eles não se apliquem, nesses contextos, à representação artística. É no   renascimento   que a pesquisa científica da visão dá lugar a uma ciência da representação, alterando de modo radical o desenho, a pintura e a arquitetura. As conquistas da geometria e da ótica ensinam a projetar objetos em profundidade pela convergência de linhas aparentemente paralelas em um único ponto de fuga. A perspectiva, matematicamente fundamentada, desenvolve-se na Itália dos séculos XV e

"Progresso Americano" (1872), de John Gast.

Progresso Americano (1872), de John Gast, é uma alegoria do “Destino Manifesto”. A obra representa bem o papel que parte da sociedade norte-americana acredita ter no mundo, o de levar a “democracia” e o “progresso” para outros povos, o que foi e ainda é usado para justificar interferências e invasões dos Estados Unidos em outros países. Na pintura, existe um contraste entre “luz” e “sombra”. A “luz” é representada por elementos como o telégrafo, a navegação, o trem, o comércio, a agricultura e a propriedade privada (como indica a pequena cerca em torno da plantação, no canto inferior direito). A “sombra”, por sua vez, é relacionada aos indígenas e animais selvagens. O quadro “se movimenta” da direita para a esquerda do observador, uma clara referência à “Marcha para o Oeste” que marcou os Estados Unidos no século XIX. Prof. Paulo Renato da Silva. Professores em greve!