O filme se constitui como um artefato culturas de extremo
contato com a sociedade atual. Marc Ferro (1992) diz que todo filme que é
produzido em um determinado tempo é uma fonte histórica, que pode ser analisada
como tal. Ou seja, analisar o contexto de sua produção, a data que o filme foi
realizado e as pessoas que participaram de sua construção. Outros estudos
(SOUZA, 2012) também apontam que a narrativa fílmica também é importante para o
estudo da história (mais especificamente, do ensino de história). É baseado
nesses estudos que podemos classificar os tipos de filmes históricos.
Em resumo, podemos definir três tipos de filmes históricos
(SOUZA, 2012):
1.
Filme Histórico que narra um fato histórico. O filme, nesse caso, tem a intenção de narrar
um fato no passado que “realmente aconteceu”, contando a história objetiva do
passado.
O filme “O Jovem Marx” (2016) é um exemplo de filme que narra um fato
histórico (Extraído:
http://cinecartaz.publico.pt/Filme/371697_o-jovem-karl-marx. Acesso em:
15/10/2017).
2.
Filme Histórico que recua ao passado. Aqui o
filme usa um tempo histórico, uma data, como “pano de fundo” para uma narrativa
ficcional do passado. Assim é uma história inventada que se passa em um tempo histórico.
O filme “Pra Frente Brasil!” (1982) é um exemplo de filme que recua no
passado para narrar uma história ficcional. (Extraído: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pra_frente,_Brasil.
Acesso em: 15/10/2017).
3.
Filme Histórico de “cultura de massa”. Esse
filme pode ser tanto um filme histórico ou um filme que recua ao passado, mas
sua maior característica é a de estar presente para o “grande público”, como
cinemas e televisão. Pois muitos filmes históricos tem a característica de ser
“cult”, pertencer a um grupo mais fechado de espectadores.
O filme “Dunkirk” (2017) pode ser caracterizado como filme histórico de
fato histórico, mas teve relativo sucesso e foi exibido nos cinemas, podendo
ser também um filme de “cultura de massa”. (Extraído:
http://www.imdb.com/title/tt5013056/. Acesso em: 15/10/2017).
Saber a diferença entre esses tipos de filmes abre um leque
maior de possibilidades de estudos históricos com essas fontes históricas. Um exemplo é como uma determinada sociedade do passado lidava com filmes
históricos, qual tipo de filme essa sociedade mais assistia? Ou no ensino de
história e filmes, analisando qual a recepção dos estudantes de um filme
histórico em comparação com outros tipos de fontes históricas (como livros,
imagens, esculturas). Saber essas categorias pode contribuir para a pesquisa
acadêmica.
Referências:
FERRO, Marc. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
SOUZA, Éder C. de. O Uso do Cinema
no Ensino de História: Propostas Recorrentes, Dimensões Teóricas e Perspectivas
da Educação Histórica. Escritas. Araguaiana,
v.4, p.70-93, mar. 2012.
Autor: Gabriel Antônio Butzen,
estudante de História – Licenciatura – UNILA.
Revisão: Pedro Afonso Cristovão dos Santos