Pular para o conteúdo principal

"Materiais educativos, uma experiência de produção e aplicação no contexto boliviano''

No dia 29 de agosto de 2017  a disciplina de Tópicos Especiais em Estudos Culturais, ministrada pela professora Mirian Oliveira do curso de História - América Latina, realizou uma aula aberta com o professor Leonardo Martinez, professor visitante do curso de Antropologia da UNILA, com o tema: "Materiais educativos, uma experiência de produção e aplicação no contexto boliviano''. 
O professor Leonardo apresentou uma proposta inovadora no campo da educação, em um projeto interdisciplinar que focava a produção de materiais didáticos para alunos de escolas públicas na Bolívia. O material contava com recursos variados, desde diferentes mídias, testemunhos em áudio, vídeo clipes, textos e fotografias. A metodologia aplicada a este recurso contava com três estágios com uma pré-produção com consultas bibliográficas, visitas preliminares às comunidades, a produção com a realização de entrevistas, gravações e fotografias e a pós-produção com transcrições e traduções. Os materiais educativos  eram intra e interculturais.
No decorrer da aula aberta o professor Leonardo apresentou a história do sistema educacional na Bolívia, abordando questões problemáticas desde a implementação, os processos inovadores como o Ayllu Warisata (1931-1941) que a grosso modo tinha propostas de uma escola sem horário para os alunos, sem  provas e bilinguismo. No entanto, este processo não foi tão eficiente devido ao fato de que a inclusão do indígena consistia no abandono de sua própria cultura, no qual as próprias comunidades começaram a considerar sua língua e cultura atrasada, demonstrando a base eurocêntrica desse tipo de educação desigual.
Na década de 90, com a entrada das políticas neoliberais houve um novo processo de tentativa de incluir os indígenas na educação boliviana, processo associado ao contexto internacional da época em que a questão étnica entrou em debate. Com isso houve a implementação do sistema de educação intercultural bilíngue – EIB.  Na reforma educativa de 1994, foi produzido um material de educação bilíngue, porém a produção foi feita fora do contexto boliviano, sem utilizar a própria comunidade indígena no processo de criação. Nesse contexto, a ideologia neoliberal trouxe alguns aspectos positivos no que diz respeito ao trato do estado com as populações indígenas, deixando de ter um trato paternalista, com a criação de leis de descentralização do estado, participação popular, dos municípios, serviço nacional de áreas protegidas e reformulação de leis agrárias, esta última com aspectos negativos e aspectos positivos para as comunidades, lei florestal e titulação de terras indígenas.
Em 2010 houve a criação da Lei Sinani Perez 2010 onde a proposta era a educação intracultural, intercultural e plurilingue, passando de EIB para EIIP. Houve uma valorização dos saberes e conhecimento locais e língua originária. Um viés descolonizador e comunitário, uma proposta de igualdade de oportunidades e o resgate de línguas em extinção. Houve o abandono do paternalismo, da visão exótica em relação aos indígenas, o desenvolvimento de materiais didáticos com as próprias comunidades.
Com a abertura do debate ao final da aula aberta foi discutido a importância do material didática com a proposta intra e intercultural, problematizando esses dois conceitos no qual se presumiu que uma proposta intracultural era fundamental para assumir a cultura local que foi estereotipada por décadas e desvalorizada devido ao eurocentrismo que permeou a sociedade, e intercultural para que as culturas realmente dialoguem entre si, não de forma plenamente harmoniosa, mas incluindo os conflitos, pois este processo intercultural constitui uma relação dialética entre as culturas.


Rodrigo Ishihara Abranches

Revisão: Pedro Afonso Cristovão dos Santos

Postagens mais visitadas deste blog

A perspectiva na pintura renascentista.

Outra característica da pintura renascentista é o aprimoramento da perspectiva. Vejamos como a Enciclopédia Itaú Cultural Artes Visuais se refere ao tema: “Técnica de representação do espaço tridimensional numa superfície plana, de modo que a imagem obtida se aproxime daquela que se apresenta à visão. Na história da arte, o termo é empregado de modo geral para designar os mais variados tipos de representação da profundidade espacial. Os desenvolvimentos da ótica acompanham a Antigüidade e a Idade Média, ainda que eles não se apliquem, nesses contextos, à representação artística. É no   renascimento   que a pesquisa científica da visão dá lugar a uma ciência da representação, alterando de modo radical o desenho, a pintura e a arquitetura. As conquistas da geometria e da ótica ensinam a projetar objetos em profundidade pela convergência de linhas aparentemente paralelas em um único ponto de fuga. A perspectiva, matematicamente fundamentada, desenvolve-se na Itália dos séculos XV e

Entre Maria e Marianne: A figura feminina como símbolo da República Brasileira.

Nos textos anteriores sobre a formação do imaginário republicano no Brasil, observamos a transformação de um homem em herói nacional e a importância dos símbolos nacionais.Analisaremos a tentativa dos republicanos em implantar a figura feminina no imaginário popular brasileiro. "A aceitação do símbolo na França e sua rejeição no Brasil permitem, mediante a comparação por contraste, esclarecer aspectos das duas sociedades e das duas repúblicas." (CARVALHO, José Murilo de. A Formação das Almas – O Imaginário da República no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1990. p.14). A figura feminina já era utilizada na França desde a Revolução Francesa. Antes, a monarquia era representada pela figura masculina do Rei, porém com a proclamação da República essa figura tinha que ser substituída por um novo símbolo, assim começou-se a adotar a imagem da mulher. Na Roma Antiga a figura feminina já era um símbolo de liberdade. Com o avanço da Revolução Francesa, os franceses começar