Após nosso período de
férias, retomamos as atividades do blog do curso de História – América Latina
da UNILA. Informamos aos leitores que manteremos nosso blog como projeto de
extensão, aberto a contribuições e comentários de dentro e fora de nossa
comunidade acadêmica. Aproveitamos para agradecer bastante aos leitores e colaboradores
de nosso trabalho em 2016, em especial à equipe de nosso blog, os professores
Paulo Renato da Silva e Mirian Santos Ribeiro de Oliveira, do curso de História
– América Latina da UNILA, e a estudante do curso de Letras, Artes e Mediação
Cultural (LAMC) da UNILA, Mariela Raquel Melgarejo López, responsável pela
tradução dos posts do português para o espanhol, produção de conteúdo e
gerenciamento de nossa página.
Em nossas primeiras
semanas de atividades em 2017, recuperaremos alguns posts que se destacaram no
blog, seja pelo número de leitores ou pela atualidade que suas temáticas seguiram
tendo após sua publicação. Começaremos disponibilizando os links da série de
postagens realizadas pelo blog em 2015 sobre o tema “Migrações”. Nessa visão da
Tríplice Fronteira sobre fenômeno de fundamental importância para compreensão
de nosso mundo atual, destacamos, nas postagens, atividades realizadas por
professores e estudantes da UNILA em escolas públicas de Foz do Iguaçu (como
parte da Semana Acadêmica de História da UNILA de 2015), discussões conceituais
e indicações de filmes, livros e músicas que versam sobre essa temática. Em um
momento em que os debates sobre imigrantes tocam especialmente a América Latina
e os latino-americanos, bem como países de maioria muçulmana, a partir das
políticas do recém-empossado presidente estadunidense Donald Trump, recuperamos
a visão ampla que o blog procurou mostrar da questão, destacando sua dimensão
histórica, política, humana e cultural.
A série sobre migrações
teve início com o post “Pensar História na América Latina: Migrações”, de 19 de
outubro de 2015, que registrou as atividades da Semana Acadêmica de História da
UNILA em escolas públicas de Foz do Iguaçu:
No post seguinte focamos
no caso específico do Brasil, com o post “Migrações na História do Brasil”:
Nas três postagens
seguintes o blog perpassou temas cuja relevância só vimos se acentuar desde
então: a crise dos refugiados (por meio de uma visão sobre suas interpretações
e narrativas, além da cobertura da mídia) e as migrações irregulares, que
discutiu a impropriedade dos termos imigrante “ilegal” ou “clandestino” nas
ciências sociais:
A postagem seguinte, de 5
de novembro de 2015, versou sobre o conceito e as experiências de diáspora, incluindo suas expressões na
música e literatura:
No post “Interconexões”
apontamos aspectos culturais das migrações, como a influência sobre a
gastronomia:
O post final da série
focou na experiência da Tríplice Fronteira, em “Migrantes em Foz do Iguaçu”, a
partir de jornada fotográfica pela cidade de Foz, atividade da disciplina de
Estudos Culturais, ministrada pela profa. Mirian Santos Ribeiro de Oliveira. A
série foi encerrada com uma indicação musical: a canção “Encuentros y
despedidas”, na voz de Mercedes Sosa, que recuperamos aqui, em nosso reencontro
do blog:
Nesta e nas próximas
postagens realizaremos um pequeno passeio pelos arquivos do blog, buscando apresentá-lo
a novos leitores e colocar em evidência nosso acervo de posts para nossos
leitores habituais, dando início assim a uma nova etapa de nosso diálogo virtual
sobre a história latino-americana. Seguimos sempre abertos a sugestões e
contribuições, e em breve retomaremos nossas postagens originais, bem como os posts em espanhol e novidades
para o sexto ano de atividades do blog. Boas leituras!
Prof. Pedro Afonso
Cristovão dos Santos